9ª edição do Projeto Jovem Profissional de Mairinque tem início

13 de março de 2019

O Instituto Tortuga - Pela Valorização do Cidadão/DSM deram início na quarta-feira (13) a 9ª edição do Projeto Jovem Profissional, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mairinque.

Na abertura, os estudantes da Escola Municipal Paulo Freire compareceram à unidade da DSM em Mairinque, sendo recebidos pela vice-presidente do Instituto Tortuga, Zenaide Guerra, pela Coordenadora do Projeto do Instituto, Cristina Rodrigues, e por colaboradores da empresa da DSM.

Esse projeto é voltado aos alunos dos 9º anos das 12 escolas municipais. Entre as atividades desenvolvidas, são feitas visitas monitoradas à empresa, onde os estudantes participam de discussões e dinâmicas mediadas pelos colaboradores da DSM. Os debates falam sobre a importância do ensino técnico e superior, sobre a escolha da profissão, a realidade do mercado de trabalho, os diversos ramos de atuação, as oportunidades de crescimento profissional e as atividades desenvolvidas na fábrica de Mairinque.

Para a Coordenadora do Projeto Jovem Profissional, Cristina Rodrigues, em cada edição os estudantes são provocados de diferentes maneiras, para produzir um projeto, uma redação ou até uma ação que envolva a comunidade. “No ano passado propomos a elaboração de redações, das quais muitas surpreenderam pela qualidade de escrita e pela sensibilidade. Para este ano estamos pensando em direcionar os esforços para uma nova vertente, essa chamada de Projeto Ouro”.

Representando a Secretaria de Educação e Cultura, a assistente técnica pedagógica Paula Cardia acompanha o projeto há nove anos e explica como é presenciar essa parceria. “As visitas à empresa possuem uma grande importância acadêmica, pois apresentam aos alunos condições reais, executadas por profissionais das diversas áreas ampliando conhecimento e vivenciando experiências inovadoras. Os Colaboradores da DSM incentivam os alunos a valorizar os estudos e seus professores, enfatizando a importância de aprender e dominar as mais diferentes áreas e habilidades”.