“Compartilhar Saberes e Práticas da Educação Inclusiva” é tema de capacitação realizada em Mairinque

07 de novembro de 2019

A Secretaria de Educação de Mairinque, através dos profissionais da equipe de Educação Inclusiva, com a participação de alguns profissionais do Núcleo de Apoio Multidisciplinar e professores do Atendimento Educacional Especializado, realizou na quarta-feira (06) o encerramento da capacitação “Compartilhar Saberes e Práticas da Educação Inclusiva”, organizada na Escola Municipal Prof. Manoel Martins Villaça.

Direcionada aos professores e estagiários atuantes na Rede Municipal, o curso teve início no mês de setembro e foi dividido em nove encontros, totalizando a carga horária de 30 horas, sendo 20 presenciais e 10 de atividades complementares.

Para o encerramento, os 17 participantes foram certificados pelas profissionais que proferiram a capacitação e assistiram a uma palestra desenvolvida por Tomás André dos Santos, responsável pelo Projeto “Felicidade Down” de Sorocaba, que abordou diferentes estratégias que podem ser desenvolvidas para aprimorar a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na educação escolar.

“Temos que nos preocupar em dar qualidade de vida para estas pessoas. Elas são tão capazes quanto nós somos, só precisam ser estimuladas para buscar a independência, e nisso, os professores têm o papel fundamental, acolhendo os pais por meio de uma parceria com a escola", explica Tomás.

Para concluir a palestra houve uma apresentação musical e relatos das conquistas de alguns integrantes do Projeto Felicidade Down, presentes na ocasião.

Ao decorrer da capacitação, foram realizadas palestras sobre “Neurociência e Educação”, ministrada pela psicopedagoga, Patrícia de Mesquita; “O papel do professor na Educação Inclusiva”, organizada por Laura Garcia, professora do AEE; “Adaptação Curricular”, feita pela professora do AEE, Neuza Providello; “Transtornos do Neurodesenvolvimento” desenvolvida pela psicóloga Ana Paula Diatchuk e “Relações familiares e Escola”, temática abordada pela psicóloga Ana Beatriz Bonini, além do bate-papo sobre “Tecnologia Assistiva” com a terapeuta ocupacional, Anne Gabriele.

A Supervisora da Educação Inclusiva em Mairinque, Ivana Moraes Cardoso Calaça, comenta sobre a importância das atividades para os profissionais. “Fico muito grata por ter presente tantas pessoas dispostas a aprender e se aperfeiçoar nessa temática. Como educadoras, temos que nos envolver de corpo e alma e pensar no quão importante a inclusão pode ser no processo da educação”.