Escolas de Mairinque recebem certificação do Programa “Meio Ambiente nas Escolas”

28 de novembro de 2018

O Programa “Meio Ambiente nas Escolas”, realizado na APAE Mairinque e em toda rede pública municipal e estadual de ensino, promoveu na sexta-feira (23), a certificação das unidades escolares participantes. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Prof. Educador Paulo Freire, no bairro Jardim Cruzeiro.

Na ocasião estavam presentes a Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti, a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Ely Yasuda, os vereadores Kioshi Hirakawa e Rodrigás, o Gerente de Sustentabilidade da Cargill, Márcio Barela, a representante da Saneaqua, Fernanda Carapeto, a Coordenadora de Comunicação do Instituto Auá, Ana Cecília Bruni, o Diretor da Preserva Recicla, Leonardo Giardini, além dos diretores e representantes de cada instituição de ensino, que receberam os certificados de participação no Programa.

O projeto é realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e o Departamento de Meio Ambiente, Óleo Liza, Etec de Mairinque, Associação Comercial e Empresarial - ACEMK, Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, Saneaqua e Preserva Recicla.

Nesta edição da Campanha foram arrecadados mais de 12 mil litros de óleo de cozinha usado, o dobro da quantidade coletada durante o ano passado. Vale ressaltar que o resíduo arrecadado é revertido em recursos financeiros, destinados às Associações de Pais e Mestres - APMs das unidades escolares. Este ano, o valor total destinado foi de 6 mil reais.

Além da entrega dos certificados, foram expostos os trabalhos produzidos pelos alunos sobre educação ambiental desenvolvida nas escolas.

Para a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ely Yasuda, o êxito na Campanha se deve ao esforço conjunto das unidades escolares e comunidade. “Neste ano tivemos um resultado muito positivo, pois, em relação ao ano passado, conseguimos dobrar a quantia do material coletado nas escolas. Isso se deve ao trabalho de educação ambiental realizado nas instituições de ensino que também integram e conscientizam a comunidade”, afirmou.