Escolas Municipais Thereza Caramante Chesine e Benedita Camargo Valêncio são campeãs das Maratonas de xadrez e damas

16 de agosto de 2019

A Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Esporte, realizou na quarta-feira (14) a etapa das competições de xadrez e damas dos Jogos Escolares de Mairinque - JOESMA. O evento foi sediado no Ginásio Municipal “Chiquinho Bertolini” e contou com o apoio da empresa local DSM.

Na modalidade de damas, destinada aos estudantes com idade entre 8 e 10 anos, os alunos Bryan de Oliveira, Ana Júlia, Gustavo Soares e Yasmin Caroline, representando a E.M Prof.ª Benedita Camargo Valêncio, foram os campeões do torneio, após derrotarem o time da Escola Prof. Manoel Martins Villaça na final. As escolas Prof. Horácio Ribeiro e Prof.ª Laraine de Cássia Aguiar ficaram, respectivamente, na terceira e quarta colocação.

Celso Celestino, professor e treinador da equipe campeã de damas, ressalta a importância da preparação que a equipe teve até o título. “Houve competições internas na escola até formar o grupo que participou do JOESMA. Treinamos muito para conseguir esses resultados, portanto, fico muito feliz em ver que todo esforço foi recompensado”.

No xadrez, aberto a todas as idades, o time da E.M. Prof.ª Thereza Caramante Chesine, composto pelos alunos David dos Santos, Victor Hugo, Maria Clara e Ana Carolina, sagrou-se campeão da modalidade após vencer a equipe da Escola Prof.ª Maria Ignês Blanco Abreu. Os alunos da E.M. Prof.ª Maria Lúcia de Almeida Bittencourt e Horácio Ribeiro conquistaram o 3º e 4º lugar.

O aluno Victor Hugo, de 13 anos, dedica o título à responsável pela equipe, Professora Lilian Mesquita. “A sensação de vitória é muito boa, porque nos esforçamos muito nos treinos para conseguir chegar até aqui. Então, gostaria de agradecer a Lilian pela oportunidade e os ensinamentos passados”.

O Coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Prof. Marcos Camargo, destaca a importância do esporte para o crescimento dos alunos. “O xadrez e as damas são atividades de caráter competitivo que colaboram com o desenvolvimento de diversas habilidades, como raciocínio, memória e planejamento. Por isso, é importante inserir as duas modalidades no processo de ensino-aprendizagem para auxiliar a evolução dos estudantes”.

Durante os meses de setembro e outubro ainda ocorrem as modalidades de queimada e futsal do JOESMA.