IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Mairinque

05 de setembro de 2019

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Mairinque – CMDCA, em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e Educação, realizou na sexta-feira (29) a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec.

O evento contou com a exposição dos trabalhos elaborados em maio durante a campanha “Faça Bonito”, com apresentações de atividades desenvolvidas pelos estudantes municipais e com uma palestra sobre o tema, realizada pela mestranda em direito, Paula Vecchi.

A Conferência, que teve a participação da Secretária de Assistência Social, Claudia Furquim, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Azzini, do Presidente do CMDCA, Milton Alves de Souza, e de alunos das diversas escolas do Ensino Fundamental I e II, debateu as políticas de proteção e atendimento à criança e ao adolescente, com base na proteção e na defesa de seus direitos.

Além disso, ainda aconteceu a votação das propostas criadas pelos próprios estudantes, sendo que as escolhidas serão levadas a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dessa forma, os estudantes Jonas Pereira de Moura, da Escola Municipal Prof. Educador Paulo Freire, e Bruno Carvalho dos Santos, da E.M. Prof.ª Emília Miranda Borges Pereira, foram escolhidos como os representantes juvenis do município. O psicólogo Ítalo Ranifer Sampaio Baptista participará da Conferência Estadual como representante do CMDCA e a professora Brenda Carolina Alves de Oliveira representando a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

Para a Secretária de Assistência Social Claudia Furquim, o encontro é a ocasião ideal para reafirmar aos jovens os seus direitos. “Essa conferência é uma excelente oportunidade para que as crianças e adolescentes se expressem e avaliem como estão sendo garantidos seus direitos, não só no município de Mairinque, mas também a nível estadual e nacional. Também é um momento para os profissionais dos serviços públicos e privados na área da infância e adolescência, assim como a comunidade em geral, reflitam sobre o trabalho realizado e construam novas medidas para aperfeiçoá-lo”.