Mairinquenses celebram a Folia de Reis em Presépio da Família Viaro

08 de janeiro de 2018

A tradicional Folia de Reis foi realizada em Mairinque, no último sábado (05), na residência de Osley Viaro. Além dos munícipes, a festa contou com a presença da Companhia de Reis da Vila Formosa e marcou o encerramento e desmontagem do Presépio da família, que nesta edição expôs cerca de 4 mil peças.

Muito emocionado, o Sr. Osley agradeceu a presença e o apoio da comunidade. “Tenho 86 anos e dediquei 78 anos de minha vida para organizar esta ação. Fico sempre muito feliz em ver todos os amigos e simpatizantes da nossa tradição confraternizando mais um ano”.

De acordo com Osley José, filho de Osley Viaro, existe uma alegria muito grande em poder celebrar o encontro entre os Reis e Jesus Cristo. “A Folia tem um lindo aspecto religioso, pois todo canto é oração. É realmente muito gratificante ver todas as pessoas que eu convido, e as que simplesmente aparecem, juntas prestigiando essa festa”.

O Diretor de Cultura, Sandro Rolim, estava presente na ocasião e ressalta a importância de manter viva a tradição. “A Folia de Reis é mais que um evento, é um ritual que se consiste na oração por meio das canções, que não são escritas, são somente decoradas e assim passadas de geração a geração. É extremamente importante manter viva essa história, pois é um ato religioso realizado há muito tempo, inclusive não se sabe ao certo quando começou, podendo conter mais de 200 anos de existência”.

No momento em que os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro do menino Jesus e levaram incenso, ouro e mirra. Desde então, a Folia de Reis é celebrada com o intuito de enaltecer a passagem dos Reis até o recém-nascido.

Em sua trajetória, os Reis se disfarçaram de palhaços para que pudessem enganar o Rei Herodes, mas a população da época logo se aglomerou, o que passou a atrapalhar suas passagens. Então, os Reis Magos começaram a arremessar moedas para dispersar aqueles que o rodeavam. Sendo assim, é comum haver a presença de palhaços e a famosa “Chuva de Moedas”, onde todos os presentes jogam moedas para os Reis.

A festa sempre é realizada antes, ou no dia 06 de janeiro, pois segundo a Bíblia foi o dia que eles encontraram a Sagrada Família.