SEBRAE Aqui Mairinque promove Oficina Fluxo de Caixa

08 de fevereiro de 2019

A Prefeitura, por meio do SEBRAE Aqui Mairinque e da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque – ACEMK promoveram a Oficina de Fluxo de Caixa, direcionada aos microempreendedores individuais e pequenas empresas. A capacitação, realizada na quarta-feira (06), foi ministrada pela Analista de Negócios Isabel Janaína Soares e contou com a presença de 15 pessoas.

A oficina auxilia os empresários no controle e monitoramento da entrada e saída de dinheiro da empresa, apresentando quais fatores são necessários para garantir a movimentação equilibrada e planejada do caixa. Além de abordar questões sobre investimentos e valores dos produtos, permitindo monitorar, analisar e projetar resultados.

Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com essas técnicas, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes, como o planejamento de investimentos e das solicitações de financiamento, a organização de promoções, a redução planejada das despesas sem o comprometimento do funcionamento, e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.

A participante Sandra Bonfim comenta que trabalha com análise de crédito e cobrança e procurou a capacitação para poder auxiliar o diretor da empresa na tomada de decisão. “Essa oficina é extremamente eficaz, pois além de nos ajudar a controlar nossas próprias contas, ainda estimula estratégias para nos tornarmos bons empreendedores”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Manoel Carlos Justo, explica que para o comércio gerir os recursos, é preciso conhecer o mercado e saber analisá-lo. “A capacitação é fundamental para que o comerciante consiga enxergar o mercado e saber aproveitar as oportunidades, administrando os gastos e investimentos, sem comprometer a rentabilidade. Tudo o que não pode ser controlado em um negócio pode gerar desperdício, e, consequentemente, gerar prejuízos. Por isso é importante definir prioridades e prazos para evitar imprevistos”.