A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público prestar alguns esclarecimentos com relação à vacinação contra a COVID-19 no município.
O cronograma de vacinação por idades, a ordem dos grupos prioritários, a origem (qual laboratório fabricante) e a quantidade de doses que cada cidade recebe de vacinas é definida pelo Estado, cabendo ao município apenas realizar a aplicação das mesmas.
Em diversas ocasiões, não recebemos a quantidade suficiente para vacinar todas as pessoas de uma determinada idade, de uma só vez. Principalmente quando se trata de 2ª dose, pode acontecer da pessoa ser orientada a retornar apenas quando a Prefeitura receber um novo lote de vacinas, sem que haja risco de perder o intervalo recomendado entre as doses. Insistimos para que as pessoas aguardem o intervalo ideal de 28 dias, quando se trata da vacina Coronavac. Esta data sempre estará anotada na carteirinha de vacinação contra a COVID-19.
O município deverá receber, no decorrer desta semana, mais doses de vacina, para a 1ª dose em pessoas com 63 anos ou mais. Na oportunidade, serão disponibilizadas também, vacinas para 2ª dose daqueles com 68 anos ou mais. As pessoas que estiveram na última sexta-feira, 23, no Ginásio de Esportes da Vila Sorocabana e retiraram senha, terão prioridade no atendimento. Fique de olho no site e redes sociais oficiais da Prefeitura, pois logo estaremos divulgando mais detalhes.
A Prefeitura segue trabalhando arduamente, acompanhando e realizando tudo o que é indicado pelas autoridades sanitárias e pelo Plano Nacional de Imunização, e não medirá esforços para que todos os mairinquenses estejam protegidos contra a COVID-19, no menor prazo possível.