A Prefeitura de Mairinque, por meio do Decreto
nº 6.741
, aderiu às novas alterações do Plano São Paulo de flexibilização da economia, publicadas na sexta-feira (11) pelo Governo do Estado. O anúncio feito não retira os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba da Fase Amarela, mas amplia o atendimento para os comércios em geral e restringe o horário para restaurantes, bares e lojas de conveniência.
Para os comércios em geral, a capacidade de pessoas no local continua limitada em 40%, podendo funcionar em até 12h ao dia, sendo entre as 9h e às 21h. Os protocolos sanitários de aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel ainda seguem valendo.
Para bares, o funcionamento deverá se encerrar até às 17h. Lembrando que os protocolos como capacidade de funcionamento de 40%, servir apenas clientes sentados em ambientes abertos ou arejados, e mesas de no máximo seis pessoas, ainda devem ser respeitados, bem como o uso de álcool em gel e distanciamento das mesas (1,5 metros).
No caso dos restaurantes, lanchonetes e similares, o atendimento deverá acontecer entre as 10h e às 15h e as 17h e às 22h, com a venda de bebidas alcoólicas sendo somente permitida até às 20h. As demais orientações assim como os protocolos sanitários são iguais aos aplicados para os bares.
As lojas de conveniência deverão se adequar aos mesmos protocolos, respeitando o limite de até 40% da sua capacidade e funcionando até às 22h, com a venda de bebidas alcoólicas até às 20h.
Por fim, para evitar aglomerações no Velório Municipal, fica limitado por velório a presença de, no máximo 10 pessoas, com funcionamento de até duas horas. Além disso, continuam proibidas aglomerações de visitantes nas suas áreas internas e externas, cabendo à zeladoria do Cemitério e às empresas prestadoras de serviços funerários adotar medidas de controle sanitário e orientar a não manter contato físico entre os presentes e entre os presentes e o falecido.
Em caso de descumprimento, inclusive, haverá o fechamento do caixão. Para as vítimas suspeitas ou confirmadas de Covid-19 continuam proibidos os velórios.