O governo de São Paulo anunciou, na coletiva de imprensa realizada sexta-feira (10), que a região de Sorocaba, na qual Mairinque faz parte, avança para a Fase 2 - Laranja do Plano São Paulo, que permite a reabertura parcial do comércio em geral, serviços imobiliários, escritórios e concessionárias, com restrições.
A medida autorizada foi baseada na média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Coronavírus na região, número de novas internações e de óbitos. Esses dados são avaliados semanalmente para que seja autorizado ou não o funcionamento dos serviços.
A partir de hoje (13), os estabelecimentos classificados como não essenciais estão autorizados a funcionar de segunda à sábado, das 12h às 16h. Desde que cumpram todas as medidas de segurança, como limite da capacidade de público, fornecimento de álcool gel, funcionário organizando o distanciamento nas filas e a obrigatoriedade do uso de máscara, sob pena de multa ao comércio de R$ 5.000,00 e ao cidadão R$ 500,00.
Os comércios ambulantes de lanches, refeições rápidas e similares não poderão permitir o consumo no local em que estão estabelecidos e serão responsáveis pelo distanciamento de dois metros das pessoas nas filas.
O Decreto Municipal nº 6688 também reconhece a importância do comércio varejista de artigos de ótica, pois a atividade está relacionada à saúde humana e as prescrições médicas para a utilização de óculos de grau ou lentes de contato são contínuas.
A Prefeitura orienta a população para que cumpram a quarentena, mantenham o distanciamento social, usem máscara e só saiam de casa em casos de extrema necessidade, pois só assim o Município poderá avançar para a fase amarela.