A partir da próxima terça-feira (07), o Governo Federal disponibilizará um aplicativo para registrar os trabalhadores sem cadastro nos programas sociais que desejam receber o auxílio emergencial de R$ 600. Os beneficiários do Programa Bolsa Família e as pessoas que estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal não necessitarão baixar o aplicativo.
O benefício foi criado para garantir aos trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEIs)e contribuintes individuais do INSS, autônomos ou desempregados, uma renda mínima durante três meses por conta da pandemia do Coronavírus.
De acordo com o Governo Federal, isso possibilitará identificar os trabalhadores que estão fora do Cadastro Único. Dia 20 de março foi a data limite para inserção de novos dados, e agora, o sistema está suspenso para ajustes. Quem se inscreveu já está garantido para receber o auxílio emergencial e também não precisará baixar o aplicativo.
O calendário do Bolsa Família segue normal, fazendo o depósito do valor a partir do dia 16 de abril. As pessoas que recebem pelo programa um pagamento menor que os R$ 600 do auxílio emergencial passarão a receber o que for mais vantajoso.
Além do aplicativo, haverá um site e uma central telefônica para o cadastro dos trabalhadores informais fora da base de dados do governo. Não é necessário procurar a Secretaria de Assistência Social ou o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, tudo será feito via sistema. Na semana que vem o governo divulgará o cronograma de pagamento.
Para dúvidas, ligue (11) 4246-1527.