O Prefeito Alexandre Peixinho seguindo as diretrizes do Governo do Estado anunciou novas medidas que serão implementadas a partir do dia 23, em prol da população mairinquense e dos servidores municipais.
Será suspensa a realização de feiras livres, eventos no Cemec, aulas de jiu-jitsu, de vôlei da melhor idade, de futebol, do Projeto Guri e da rede municipal de ensino (creches e escolas). As aulas dos Cursos de Corte e Costura e Padaria do Fundo Social de Solidariedade também foram adiadas.
Não serão concedidas autorizações para eventos, reuniões ou encontros em locais públicos. Caso isso ocorra, os presentes serão dispersados pela GCM. Além disso, os espaços culturais, Biblioteca Geraldo Mayela de Oliveira, Estação Ferroviária e Cemec estarão fechados.
Os dentistas atuantes nos Postos de Saúde, Gabinete Odontológico Central - GOC e Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, só atenderão casos de urgência e emergência e os demais procedimentos serão reagendados.
Os Servidores Públicos que fazem parte dos grupos de riscos estipulados pelo Ministério da Saúde (idosos com 60 anos ou mais, transplantados, oncológicos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas no coração, asmáticos, doentes renais ou autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide) serão dispensados do trabalho para permanecer em casa. Para comprovação da enfermidade é necessário apresentar laudo médico ou receita atualizada (até 30 dias) através do e-mail: valeria.teixeira@mairinque.sp.gov.br.
Isso não estende aos profissionais atuantes na saúde, segurança pública e patrimonial, e no caso das empresas terceirizadas ou privadas, essa decisão cabe ao empregador.
Os demais serviços da Prefeitura, como Paço Municipal, Assistência Social, Postos de Saúde, GCM, Pronto Atendimento, Bombeiros, Samu, Casa do Cidadão, entre outros, funcionarão normalmente.