O Sebrae Aqui Mairinque, em conjunto com a Prefeitura
Municipal e a Associação Comercial e Empresarial – ACEMK, organizou na noite de
quinta-feira (12) uma Oficina sobre Atendimento ao Cliente. A atividade
aconteceu na sede na associação e contou com a presença de 16 comerciantes
locais.
Ministrada pela Analista de Negócios do Sebrae, Bernardete
Florence Bonilha, o encontro
teve
como intuito discutir ações em busca de um
atendimento de qualidade, focando inclusive no acolhimento do cliente e em sua
impressão na busca pelo serviço.
Conforme Bernardete, quando existe um problema relacionado
ao atendimento, o empresário consegue reconhecer, mas não sabe identificar onde
está. Por este motivo, o erro mais comum é acreditar que a relação
“cliente-comerciante” acontece apenas quando é feita a concretização da venda.
“O acolhimento do cliente acontece desde a sua chegada, no
estacionamento, na porta do estabelecimento ou no contato pelo Whatsapp. Todos
estes são meios, entre tantos outros, que podem ser usados para enriquecer a
experiência e melhorar o atendimento ao cliente, pensando sempre na
hospitalidade que isso proporciona”, explica a analista.
Thays Palombo, artesã, comenta que essa foi uma ótima
oportunidade de aprimorar seu conhecimento e que auxiliará na forma como ela se
comunicará com seus clientes. “Eu achava que o atendimento fosse só no momento
da compra ou da encomenda, mas percebi que começa muito antes. Quando eu me
posiciono no mercado e começo a oferecer os meus produtos tenho que saber que o
atendimento só termina quando o cliente está completamente satisfeito”.
O Sebrae Aqui Mairinque oferece oficinas e capacitações
constantemente e para participar basta entrar em contato pelo telefone (11)
4718-9051 ou comparecer na Casa do Cidadão, localizada à Avenida 27 de Outubro
371 – Vila Sorocabana.