Professores da Rede Municipal de Ensino e estagiários de pedagogia atuantes em Mairinque concluíram, na quinta-feira (21), o curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, oferecido pelo Núcleo Municipal de Educação Inclusiva. As aulas foram ministradas pela Prof.ª Luciana Zavarise e aconteceram na Escola Municipal Prof. Manoel Martins Villaça.
A capacitação, que possui a carga horária de 30 horas, ocorreu por três meses e abordou desde a história da LIBRAS, as legislações que envolvem o assunto, a identidade e a cultura, além de dar introdução à língua de sinais e, para, principalmente, permitir maior inclusão dos estudantes deficientes auditivos nas escolas municipais.
Segundo Ivana Cardoso, Supervisora de Educação Inclusiva, a finalidade desse curso é apresentar a Libras aos profissionais e mostrar parte da vivência atrelada ao vocabulário para promover uma comunicação básica. “Todos os sinais possuem princípios para a sua formação, como, por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz, enfim, são inúmeras normas básicas fundamentais para que se estabeleça uma comunicação com o surdo”.
Ainda de acordo com a Supervisora, é dever dos educadores saber a língua de sinais para que haja, cada vez mais, inclusão dentro das salas de aula. “É fundamental que todos os profissionais da educação estejam envolvidos nessas capacitações, pois, como educadores, temos o papel de facilitar a inclusão!”