A Prefeitura Municipal, através do SEBRAE Aqui Mairinque, realizou na quarta-feira (30) mais uma oficina sobre Fluxo de Caixa, a fim de levar ferramentas que auxiliem no controle e na visualização das movimentações financeiras aos comerciantes locais. O evento foi totalmente gratuito e aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque – ACEMK.
Neste encontro, ministrado pelo Analista Sênior de Negócios do SEBRAE-SP, Eduardo Tadeu Mantovani, participaram cerca de 40 pessoas, entre elas, Microempreendedores Individuais – MEIs, prestadores de serviço e pessoas que almejam se tornar empreendedores.
A finalidade desta atividade é apresentar estratégias que permitam a visualização de sobras ou faltas no caixa antes mesmo que ocorram, possibilitando ao empresário planejar melhor suas ações. O principal foco da oficina é tirar as dúvidas mais comuns na parte da gestão financeira e tornar mais eficiente as tomadas de decisões dos empreendedores.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Manoel Carlos Justo, explica que essa palestra auxilia os empresários no monitoramento da entrada e saída de dinheiro da empresa, apresentando quais fatores são necessários para garantir a movimentação equilibrada e planejada.
“Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade financeira e a liquidez da empresa, sendo possível ao empreendedor antecipar algumas decisões importantes, como o planejamento de investimentos e das solicitações de financiamento, a organização de promoções, a redução planejada das despesas sem o comprometimento do funcionamento, e outras medidas para evitar ou minimizar problemas financeiros”, acrescenta Manoel.