O Núcleo de Apoio Multidisciplinar – NAM da Secretaria de Educação e Cultura de Mairinque completou 13 anos de existência nesta semana. Para a ocasião, os profissionais que atuam no local organizaram uma festa e celebraram a data de inauguração, instituída em 17 de outubro de 2006.
O NAM é responsável por atender os alunos da Rede Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem atreladas à déficit cognitivo ou alguns transtornos.
Ao todo, são 12 profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional que fazem o acompanhamento mensal de mais de 170 crianças, por meio de orientações nas instituições de ensino do município e intervenções na sede do Núcleo, localizada ao lado da Secretaria de Educação, no Jardim Cruzeiro.
Entre as ações desenvolvidas, são feitas avaliações periódicas dos estudantes encaminhados, buscando suprir suas necessidades de ensino, para assim possibilitar intervenções terapêuticas e orientações aos pais, professores e orientadores educacionais.
De acordo com a psicopedagoga Suely Ana Nascimento, o trabalho desenvolvido remete, muitas vezes, à área da saúde, mas é importante lembrar que o foco é justamente a educação. “O acompanhamento feito com as crianças pode ser feito de maneira lúdica, utilizando materiais mais concretos como jogos e brincadeiras para facilitar a aprendizagem”.
Conforme o levantamento feito, até este ano, mais de 800 crianças foram atendidas na sede do NAM, sendo esse número parte do que de fato representa, uma vez que não são contabilizadas as visitas nas escolas e os encaminhamentos.
A Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti, parabeniza todos os profissionais pelo trabalho feito no NAM em Mairinque. “O Núcleo possui um papel muito importante para a educação em Mairinque, tanto como ação pioneira quanto pelas mudanças que ele propõe, a fim de ajudar no desenvolvimento de crianças que possuem dificuldades de aprendizagem. Hoje nós já colhemos os frutos deste trabalho e espero que continuemos a colher nos próximos anos que virão”.