Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Mairinque - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
SET
12
12 SET 2019
SAÚDE
“Setembro Amarelo” é tema de palestras nos Postos de Saúde de Mairinque
receba notícias

Os funcionários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Mairinque realizam nos Postos de Saúde município rodas de conversas em função da Campanha “Setembro Amarelo”. A ação, que teve início nos bairros Porta do Sol, Dona Catarina e Moreiras, busca dialogar, conscientizar e prevenir sobre as principais causas do suicídio. 
Os próximos encontros estão programados para acontecer nas Estratégias de Saúde da Família – ESF Barreto Baixo e Barreto Alto, na segunda-feira (16), na UBS da Vila Granada na quarta-feira (18), no Centro de Saúde II, da Vila Sorocabana, no dia 20, nas UBS Jardim Flora e Nova Mairinque, dia 23, e no dia 25 na UBS Bairro Três Lagoinhas e na ESF Jardim Vitória. Todas as rodas de conversa acontecem, respectivamente, às 8h30 e às 10h.
De acordo com a enfermeira do CAPS, Paloma Ferreira, muitos pacientes que apresentam sinais de depressão, em casos mais graves, são propensos ao suicídio. “O problema é real e preocupante, pois é um assunto pouco discutido. Precisamos trazer esses diálogos, principalmente por ser uma questão de saúde pública e por ser um tabu. As pessoas precisam saber o que é, como é causado, quais os fatores e as prevenções”.
A Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, comenta que é preciso estar atento aos menores sinais de mudanças no comportamento, que podem indicar tanto doenças psicológicas quanto tendências ao suicídio. “É comum que os pais evitem falar sobre isso com seus filhos, até porque muitas vezes não têm abertura suficiente para que o assunto seja discutido. Mas podemos estar atentos aos sinais, como tristeza persistente, alteração no sono e no apetite, perda de interesse em atividades que antes davam prazer e até mesmo postagens relacionadas ao suicídio ou depressão profunda nas redes sociais”.
Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, quase 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo essa a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás somente de acidentes de trânsito.
Se você passa, ou conhece alguém que esteja passando por isso, entre em contato com o CAPS, através do telefone (11) 4718-5373 ou compareça à Avenida Mitsuke, nº 879, no Jardim Cruzeiro, entre 07h e 16h, de segunda a sexta-feira. Para realizar a consulta é necessário estar munido de RG e cartão do SUS do paciente, além de comprovante de endereço atualizado.
Vale lembrar que existe também a Central de Valorização à Vida – CVV, que oferece, de forma voluntária e gratuita, apoio emocional às pessoas que querem e precisam conversar sobre o assunto, sob total sigilo. O número para contato é o 188.














Seta