O Programa “Clube do Bem-Te-Vi” iniciou na terça-feira (03) suas atividades em Escolas Municipais de Mairinque. Organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – DETRAN, em conjunto com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Mairinque, essa ação atenderá estudantes de 13 unidades escolares do Ensino Fundamental I.
Participam do programa as escolas municipais: Bairro Mato Dentro, Prof.ª Benedita Camargo Valêncio, Prof.ª Dirce Manis Rodrigues, Felipe Lutfalla, Gabriel Rocha, Prof. Horácio Ribeiro, Prof.ª Laraine de Cássia Aguiar Rodrigues, Prof. Manoel Martins Villaça, Prof. Márcio de Camargo, Prof.ª Maria Helena Chesine, Sarah Mazzeo Alves, Prof.ª Neuza Maria Bertoncello e Prof.ª Maria Ignês Blanco Abreu.
Através do programa, os alunos do 2º ao 5º ano das escolas recebem orientações sobre educação no trânsito feita por Policiais Militares, que compartilham os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais por meio de linguagem acessível, bem como de brincadeiras que auxiliam na fixação do tema abordado, envolvendo desta forma alunos e professores.
Para finalização do Programa, ocorrerá um evento no Centro de Educação e Cultura – CEMEC, previsto para o próximo dia 13, onde serão premiados os alunos que elaborarem as melhores frases sobre a importância da conscientização no trânsito.
A Secretária de Educação, Prof.ª Rita Maria Sarti Benatti, ressalta as mudanças positivas que a execução do Programa Clube do Bem-Te-Vi podem trazer aos estudantes. “Programas como este ajudam no desenvolvimento das crianças, reforçando desde cedo a importância das leis de trânsito para que no futuro se tornem motoristas conscientes. Mas o programa também tem o propósito de tornar os alunos agentes multiplicadores, levando a informação passada aqui para os familiares e conhecidos”.
O Programa Clube do Bem-Te-Vi foi criado em 1990 pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran), através da Divisão de Educação de Trânsito do Detran de São Paulo. A proposta tem como objetivo levar conhecimentos sobre educação no trânsito, ética e cidadania.