As escolas da Rede Municipal de Ensino realizam um projeto de conscientização aos perigos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela Urbana. Essa é uma iniciativa dos representantes da Educação que participam da Sala de Situação de Combate às Arboviróses do município.
O objetivo do projeto é fazer com que as crianças do Ensino Fundamental entendam os perigos causados pelo mosquito da Dengue e quais são os métodos para combatê-lo. Para isso, os professores criaram atividades dentro das escolas com o intuito de que os alunos levem as informações para dentro de casa e saibam identificar possíveis criadouros do Aedes Aegypti.
Entre as orientações, foi trabalhado o controle da proliferação do mosquito que envolve evitar o acúmulo de água nos vasos e pratos das plantas, latas, garrafas, pneus e tudo o que pode manter a água parada. Além disso, foi explicada a importância de colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, lavar semanalmente por dentro com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água e manter as calhas das residências limpas, livres de acúmulo de folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem de água.
Josimara Grinholli, Chefe de Divisão de Zoonoses, ressalta a importância dos trabalhos orientados pelos diretores e professores sobre o tema. “As escolas trabalharam o projeto da melhor maneira possível, com diversas atividades lúdicas, desenvolvendo com as crianças o conhecimento para que ajudem no combate à Dengue”.