Os diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Mairinque participaram na terça-feira (07) de uma palestra sobre como identificar situações de violação e abuso sofrido por crianças e adolescentes, ministrada pela Assistente Social Luciana dos Anjos. A ação foi desenvolvida no Centro de Educação e Cultura – Cemec.
Na ocasião, estavam presentes a Secretária de Educação e Cultura, Prof.ª Rita Sarti Benatti e a Secretária de Assistência Social, Claudia Furquim. O evento faz parte da preparação para a Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece entre os dias 13 e 18 de maio.
A palestrante, que atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS desde 2010, apresentou dados sobre o abuso sexual no Brasil, como também citou as dificuldades em identificar esses casos, indicando o melhor método para reconhecê-los dentro da escola.
Além disso, Luciana abordou como as escolas e o CREAS devem agir lado a lado nessas situações. “O serviço de Assistência Social tem como objetivo fortalecer a função protetiva das famílias e busca, acima de tudo, dar o suporte para que os familiares não se separem. O CREAS entra na posição de auxílio, não de punição”, afirmou.
A Secretária Rita destacou a importância do trabalho realizado recentemente dentro do ambiente escolar. “Todos os diretores estão comprometidos com essa mobilização, já está sendo feita uma movimentação para que esse trabalho aconteça semana que vem dentro das escolas. Respeitando a faixa etária de cada aluno, pois há formas diferentes de tratar esse assunto entre as crianças e adolescentes, mas que haja esse movimento para que possamos fechar a semana que vem com bons trabalhos”.