As Escolas Municipais de Mairinque organizaram na última
sexta-feira (29) o Projeto de Sessões Simultâneas de Leitura, com o intuito de incentivar
a prática da leitura com os alunos. Essa é uma iniciativa da Secretaria de
Educação e Cultura e é direcionada às turmas da educação Infantil e Fundamental
I.
Durante as atividades, os professores selecionaram uma
história ou conto infantojuvenil, fazendo assim a leitura da obra em uma sala
ou no pátio da escola para os alunos, que puderam interagir e comentar sobre as
crônicas. Os estudantes tiveram a liberdade de escolher, inclusive, quais
histórias iriam acompanhar.
De acordo com a assistente técnica pedagógica, Prof.ª
Cidinha Custódio, a Leitura Simultânea estimula os estudantes a criarem argumentos
e opiniões sobre aquilo que é apresentado. “Estamos valorizando nossas
crianças, apresentando a elas o que de melhor temos enquanto literatura,
ampliando assim o seu repertório e o gosto pela leitura. A criança chega em
casa, conta aos pais sobre as histórias que ouviu e nesse processo vai criando
um senso crítico e de opinião”.
Para a Secretária de Educação, professora Rita Sarti
Benatti, trabalhar atividades como esta desenvolve o hábito da leitura nos
jovens estudantes. “Os livros competem com celulares, videogames e até mesmo
com a televisão pela atenção das crianças. Com esse acesso facilitado a um
mundo de descobertas e informações que a internet proporciona, fica difícil
conquistar a atenção dos alunos com letras e figuras impressas no papel, por
isso, é papel de nós, professores, estimularmos o hábito da leitura,
apresentando bons exemplos do que é possível encontrar em um livro”.