Os voluntários do Hospital de Câncer de Barretos realizaram no domingo (25), com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Esporte da Prefeitura, do Departamento de Trânsito, da Guarda Civil Municipal, da Unimed São Roque e do Instituto Brasileiro de Cidadania – IBC, a 1ª Caminhada Passos que Salvam em Mairinque.
Na ocasião estiveram presentes a Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, a Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti e o Presidente da Câmara de Vereadores, Kioshi Hirakawa.
O evento teve início na Praça Kiko e Chico, Jardim Cruzeiro, com alongamento e aula de ritmos comandados pela Professora Andreza Oliveira. Em seguida, os participantes caminharam sentido centro da cidade, carregando placas com os sintomas da doença e uma faixa com o slogan da Campanha. Os participantes passaram pela Praça Dom José Gaspar e subiram em direção a Escola Estadual Altina Júlia de Oliveira, onde ocorreu uma palestra ministrada pela Enfermeira Pétuly Camargo.
“Os sinais do câncer infantojuvenil são muito discretos. As crianças apresentam uma mudança comportamental como falta de vontade de brincar, de comer e de sair de casa. É importante que na menor suspeita, um machucado estranho, febres frequentes, ou ‘olho de gato ou brilho branco’ nos olhos, levar as crianças para uma consulta”, explica a enfermeira Pétuly.
Rosane Dias, uma das organizadoras do evento e voluntária do Hospital de Câncer, agradeceu a presença de todos e ressaltou que mesmo com a chuva, o público estava engajado. “Eu e a Abigail agradecemos a todos os presentes, que mesmo com a chuva e o mau tempo, compareceram em prol dessa causa nobre. Somente aqueles que tiveram alguém da família vítima do câncer sabem o quão doloroso e difícil é essa situação. Por isso, vamos trabalhar para aumentar os apoiadores e tentar na próxima edição trazer mais pessoas para a causa”.
A Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, ressaltou a participação da população em campanhas como esta, lembrando que a melhor ação para a saúde é a prevenção. “A bandeira da prevenção é algo que eu busco sempre levantar e essa campanha faz parte disso. Obrigado Abigail e Rosane pela força e parceria, com certeza vamos multiplicar a quantidade de participantes para as próximas edições e assim, conseguiremos mudar uma realidade tão triste para crianças e adolescentes vítimas do câncer”.