As Escolas Municipais Prof. Educador Paulo Freire, Prof.ª Maria Helena Chesine, Prof.ª Thereza Caramante Chesine, Prof.ª Emília Miranda Borges Pereira, Prof. Horácio Ribeiro, Gabriel Rocha e Felipe Lutfalla receberam durante esse mês palestras educativas sobre o câncer infantojuvenil que afeta parte das crianças e jovens do Brasil e do mundo.
Realizadas pelos enfermeiros Pétuly Camargo, João dos Santos, Lara Fernandes e Michele Zamuner, as conversas tiveram como objetivo apresentar aos alunos quais os cânceres que mais atingem as crianças e quais são seus sintomas. Assim, os estudantes poderão identificar a doença e ajudar no trabalho de prevenção e tratamento da enfermidade.
“Os sintomas mais comuns em crianças diagnosticadas com câncer são dor de cabeça frequente, febre, vômitos, sangramentos, palidez, falta de apetite e emagrecimento. Saber disso pode ajudar na identificação da doença e fazer com que o tratamento seja efetivo, com maior chance de cura”, explicou João.
A enfermeira Pétuly ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Hoje, apenas 50% dos casos são descobertos precocemente. Isso se deve também a falta de conhecimento sobre a doença, pois muitas vezes pais e responsáveis não sabem identificar do que se trata. Quanto antes o câncer for descoberto, maiores as chances de o tratamento ter resultado e a criança ser curada. Por isso o trabalho de alerta e prevenção é muito importante”.
1ª Caminhada Passos que Salvam
Com objetivo promover a sensibilização para a prevenção de câncer infantojuvenil, os voluntários do Hospital de Câncer de Barretos com apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Esporte da Prefeitura de Mairinque, junto com a Unimed São Roque e o Instituto Brasileiro de Cidadania – IBC promoverão no domingo (25) a 1ª Caminhada Passos que Salvam.
A concentração será feita na Praça Kiko e Chico, no bairro Jardim Cruzeiro, a partir das 8h. No local serão realizados alongamentos e aula de ritmos para aquecer os participantes. Em seguida, às 9h, todos sairão com destino ao Centro de Educação e Cultura de Mairinque – Cemec, onde ocorrerá uma palestra sobre o tema. Participe!