O Instituto Tortuga/DSM em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Mairinque realizou na sexta-feira (9) o encerramento da 8ª Edição do Programa Jovem Profissional. O evento aconteceu no Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec.
Neste ano, com a temática “Um olhar de esperança para o futuro”, o evento contou com a participação da Secretária da Educação, Profª. Rita Sarti Benatti, do Presidente da Câmara, vereador Kioshi Hirakawa, do Presidente da APAE Mairinque, Fabio Riskallah, do Diretor Industrial da DSM, Fabio Saes, além de professores, alunos, funcionários da Prefeitura e dos colaboradores da DSM Silvia Marola, Silvado Silva, Kelly Fernandes, Erick Souza e Leonardo Simão.
Na ocasião foram realizadas também as apresentações musicais da Banda PJP e dos alunos da EM Profª. Maria Ignês Blanco Abreu, além de duas palestras motivacionais, ministradas por Lucas Oliveira e Fábio Erthal.
Para uma conversa especial com os jovens, Éricles Morais Borges, ex-participante da 1ª Edição do Programa Jovem Profissional e Editor de Vídeo na emissora SBT, foi convidado para compartilhar a sua história e contar como o projeto contribuiu na sua vida estudantil e profissional. A mensagem principal deixada por ele foi que cada um dos alunos é capaz de realizar seus sonhos.
No mesmo sentido, a aluna Flávia Nicole F. Machado, 15 anos, afirma que para ela o projeto é importante, pois reforça a ideia de que os jovens devem correr atrás de seus ideais. “Eu aprendi que nunca devo desistir dos meus sonhos e que por mais que não tenham dado certo, tenho sempre que correr atrás dos meus objetivos”.
Finalizando a atividade, os alunos finalistas que participaram do concurso de redação foram diplomados e os três melhores colocados foram premiados pelo Instituto Tortuga.
O primeiro lugar foi conquistado por Hugo Felipe da Silva Lopes, da EM Profª. Maria Ignês Blanco Abreu, que recebeu um notebook. Já o segundo lugar foi Rayza Gaspar O. Santos, da EM Profª. Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt, premiada com um tablet. Por fim, o terceiro colocado foi Diego Nathan de Souza, da EM Profª. Thereza Caramante Chesine que ganhou um celular.
Cristina Rodrigues, Coordenadora do Projeto deixou uma mensagem de apoio aos alunos. “Se alguém chegar para vocês e falar ‘desista dos seus sonhos, não vai dar certo, você está sonhando alto demais’, lembrem-se sempre: ‘Eu posso e eu vou fazer’. Ouse, arrisque e jamais desista!”.
A coordenadora do Instituto adiantou que em 2019 haverá novidades para os alunos da rede municipal. “Iremos trabalhar com o Projeto Ouro e também com o Programa de Orientação Vocacional, contribuindo cada vez mais com a educação e o desenvolvimento dos jovens”.
Confira mais fotos
clicando aqui.
O Programa
Promovido nas escolas municipais com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, o Programa acontece desde 2010 e já contou com a participação de mais de 5.800 estudantes durante seus oito anos de existência.
O objetivo do projeto é oferecer aos jovens uma visão sobre seu futuro profissional, despertando neles a vontade e curiosidade de conhecer sobre as profissões e saber como é a vivência na área de atuação escolhida. Além disso, os participantes também aprendem sobre as tendências do mercado de trabalho, como montar currículo, como se portar perante as entrevistas de emprego, dentre outras dicas importantes que contribuem para a formação e destaque da sua carreira profissional.