O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Mairinque visitou no último dia 19, o Sistema Agroflorestal – SAF implantado às margens do Rio Tietê na cidade de Salto. O SAF é gerido pelos estudantes de Ciências Biológicas, Mayra Penha Barbosa e Lucas Miazzo Bim e tem como objetivo recuperar a mata ciliar, produzir alimento e promover a educação ambiental para a comunidade do entorno.
O projeto é realizado em uma área cedida pela Prefeitura de Salto e é orientado pela Bióloga e Professora da Universidade CEUNSP, Luciana Giacomini e coorientado pelo biólogo, Leandro Bernardes. Além do trabalho dos estudantes, a manutenção do SAF conta com a ajuda da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, que divulga o projeto e organiza mutirões.
O Sistema Agroflorestal de Salto está no período de preparação do solo, produzindo espécies de crescimento rápido, como o feijão-de-porco, banana, mamão e milho.
Apesar do avanço, o projeto sofre com ataques de capivaras que dificultam o desenvolvimento de alguns vegetais, além de proliferarem carrapatos no local, oferecendo risco aos voluntários. Por estar instalado em uma Área de Preservação Permanente - APP, o local não pode ser cercado.
O Chefe de Divisão de Planejamento Ambiental, Carlos Henrique, explica que realizar essa visita é muito importante para conhecimento prévio antes da implantação do Projeto de Sistema Agroflorestal em Mairinque. “Realizar a visita técnica promove a integração entre a teoria e a prática do projeto, além de nos mostrar possíveis imprevistos, tendo em vista que a população poderá contribuir diretamente no trabalho. Com a criação da horta comunitária, podemos desenvolver desde já estratégias na hora de implantar o SAF em nossa cidade”.
O SAF além de produzir alimentos orgânicos e sustentáveis, também aumenta a biodiversidade local, aumenta a fertilidade do solo e recupera a vegetação. Para saber mais sobre o Projeto, basta comparecer ao Paço, localizado à Av. Lamartine Navarro, 514 – Centro, na sala do Departamento de Meio Ambiente. Mais informações: (11) 4718-8640.