A Vigilância Epidemiológica de Mairinque alerta os moradores sobre a presença de casos de febre Chickungunya na cidade de Sorocaba. Ao longo de 2017 ocorreram 26 casos da doença, enquanto neste ano, até o dia 02 de outubro, foram registrados 28 casos. É importante que os munícipes se conscientizem, pois Mairinque está inserida na Região Metropolitana de Sorocaba.
Os principais sintomas da doença são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer também dores de cabeça, nos músculos e manchas vermelhas na pele. Caso haja suspeita da doença, compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou vá até a Vigilância Epidemiológica, localizada no Posto de Saúde da Vila Sorocabana.
Segundo a Chefe de Divisão de Controle de Endemias, Josimara Grinholli, a preocupação é sobre o crescente número de casos de chikungunya na região. “Faltando pouco mais de dois meses para terminar o ano já são dois casos a mais da doença na região, com relação ao ano passado. Por isso, devemos ficar atentos principalmente porque muitos moradores trabalham ou estudam em Sorocaba, além deste período chuvoso que contribui para a proliferação do mosquito”.
“A única forma de prevenção é manter o domicílio sempre limpo. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo”, finalizou Josimara.
Para mais informações, ligue: (11) 4708-3574 – Vigilância Epidemiológica.