15 ABR 2024
Departamento de Meio Ambiente realiza resgate de um Cágado-Pescoço-de-Cobra
A Prefeitura de Mairinque, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, realizou o resgate e o encaminhamento de um Cágado-Pescoço-de-Cobra após sofrer um atropelamento.
O Corpo de Bombeiros recebeu de um munícipe o animal que aparentava ter sido vítima de um atropelamento. Prontamente, uma equipe do Departamento de Meio Ambiente foi até a sede dos Bombeiros para realizar o encaminhamento do animal ao Núcleo da Floresta, em São Roque, onde ele receberá os devidos cuidados médicos para retornar ao seu habitat natural.
O Cágado-Pescoço-de-Cobra (Hydromedusa tectifera), também conhecida como tartaruga-cabeça-de-cobra-da-argentina é uma espécie de tartaruga conhecida pelo seu longo pescoço, semelhante a uma cobra, faz parte da família Chelidae. Alimenta-se de invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos, além de insetos voadores que estejam na superfície da água.
A Prefeitura de Mairinque possui um convênio com o Núcleo da Floresta para recepção de animais silvestres, onde os espécimes receberam cuidados veterinários especializados e passarão por um processo de readaptação, visando sua pronta reintegração ao ambiente natural.
O Departamento de Meio Ambiente lembra que o Artigo 29 da Lei Federal 9.605 proíbe a matança, perseguição, caça, captura e uso de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização, sob pena de reclusão.