Evento reuniu gestores, profissionais e população para debater os rumos do SUS e propor melhorias no sistema de saúde do município
A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu no último sábado, 28 de junho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Construindo a Saúde no Tempo Presente: o papel do município na mudança do SUS”, o encontro foi um espaço democrático de diálogo e construção coletiva entre sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde.
O objetivo da conferência foi debater propostas e definir diretrizes que irão compor o Plano Plurianual de Saúde 2026–2029, com foco nas reais necessidades da população mairinquense. As ideias aprovadas serão encaminhadas para a etapa regional, contribuindo com decisões que impactam diretamente a qualidade da saúde pública em toda a região.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Eduardo Thomaz, do secretário municipal de Saúde João Gabriel Vieira, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Carlos Pinheiro, do presidente da Câmara Municipal vereador Rafael da Hípica, além dos vereadores Rogério Mecânico, Edicarlos e Túlio Camargo.
A conferência também promoveu a eleição de delegados representantes dos usuários, trabalhadores e gestores, que irão defender as propostas apresentadas nas etapas seguintes do processo.