Ocorrência devastou cerca de 30 mil m² de área verde e reforça alerta sobre os riscos das queimadas
Na tarde do último dia (03.09), um incêndio de grandes proporções mobilizou equipes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana e do Corpo de Bombeiros Civis de Mairinque no bairro Cristal.
As chamas, que começaram em área de vegetação rasteira, rapidamente se espalharam e atingiram também a vegetação intermediária, exigindo horas de trabalho intenso para conter o fogo. Apesar do esforço das equipes, o incêndio consumiu aproximadamente 30 mil metros quadrados de área verde, deixando um rastro de devastação ambiental.
A Prefeitura de Mairinque reforça que queimadas — seja de lixo, entulhos ou vegetação — configuram crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98. Além disso, a Lei Municipal nº 3.901/2021 prevê aplicação de multa aos infratores.
“Esse tipo de ocorrência mostra o quanto atitudes irresponsáveis podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente e colocar em risco toda a comunidade. Nossa missão é prevenir, fiscalizar e conscientizar”, destacou a Administração em nota.
A população é orientada a evitar práticas que possam gerar incêndios, como o descarte irregular de bitucas de cigarro, fogueiras ou queimadas em terrenos baldios. Em caso de flagrante, denúncias podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 ou (11) 98801-2439 ou ao Corpo de Bombeiros pelos números 193 ou (11) 97865-5623.
Com o alerta, a Prefeitura reforça seu compromisso em intensificar campanhas de conscientização e ações preventivas, para que tragédias como a registrada no bairro Cristal não se repitam.