A Prefeitura de Mairinque, através da Secretaria de Saúde, realiza durante todo o mês atividades em prol da Campanha do “Outubro Rosa”. Entre as ações são disponibilizados gratuitamente exames de Papanicolau e rodas de conversas com a população, organizadas pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS do município.
Até o momento, as conversas sobre a prevenção do câncer de mama, importância do autoexame e orientações sobre a doença já foram realizadas nas Estratégia Saúde da Família do Barreto Alto e UBS do Nova Mairinque, nos dias 22 e 23, respectivamente. O encontro também ocorreu na sexta-feira (25) nas unidades do Barreto Baixo e Flora, sendo que o Posto de Saúde do Três Lagoinhas realiza a última atividade na manhã da próxima quarta-feira (30).
No sábado (26), a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza a 1ª Caminhada Rosa com diversas exercícios, como alongamento e instruções para as pessoas realizarem o autoexame de maneira adequada. O percurso total será de 3km e a saída acontece às 08h da manhã, em frente à sede da OAB, situada à Rua Jacob Corrêa Pinto, nº 199 - Jardim Cruzeiro, e para participar basta doar 1kg de alimento não perecível.
Paralelamente, até o fim do mês, todas as unidades de saúde do município estão ofertando o exame ginecológico de Papanicolau, responsável por indicar a presença do Human Papiloma Virus – HPV nas mulheres, o principal causador de câncer no colo do útero. Os atendimentos são realizados diariamente nos bairros e sem a necessidade de marcar um horário prévio, bastando apenas comparecer ao local munido do documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde – SUS.
Além disso, as escolas da rede pública de ensino também se simpatizaram com a conscientização do “Outubro Rosa”, através dos funcionários, que durante o mês utilizaram o lenço de pano ou vestes com as cores da campanha.
Laís Prado, Diretora do Departamento de Atenção Básica, destaca a importância da campanha para a saúde da população. “O câncer de mama pode ser tratado e quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso, a mamografia, autoexame e o acesso à informação são os grandes aliados de todos nessa luta”.