O Centro Municipal de Educação e Cultura – Cemec recebe, na segunda-feira (12), as obras do musicista Rodrigo Roviralta no Hall da Arte. A exposição, baseada na técnica de ressignificação de imagens, estará disponível para visitas até o final deste mês.
Atualmente morando em Ibiúna, Rodrigo, que também é guitarrista e vocalista da banda de rock autoral “Mahabanda”, passou a realizar suas criações após participar da oficina “Caderno de Recortes”, ministrada por Lourenço Mutarelli, referência no universo das histórias em quadrinhos e da literatura contemporânea.
O processo de ressignificação é uma atividade não artística que, por meio da colagem de imagens aleatórias, cria novas narrativas. São provocadas relações acidentais, nas quais o visitante será o responsável pela criação do contexto, tendo em vista que uma única obra proporciona diversas interpretações.
Utilizando apenas papel, cola e tesoura para recriar suas apresentações, Rodrigo ainda explica que a ressignificação é fundamental para o desbloqueio criativo das pessoas. “Os humanos são criativos por essência e vivem em constante mudança, porém muitas vezes estamos tão submersos em nossas acomodações que não nos damos conta da importância dessa ferramenta. Meu propósito é compartilhar com o outro o processo de ressignificar”.
Para conhecer as obras basta comparecer ao prédio do Cemec, localizado à Praça Dom José Gaspar, nº 23, no Centro de Mairinque. A entrada é gratuita e o horário de atendimento ao público é das 08h às 17h.