As Escolas Municipais de Mairinque organizaram, ao decorrer do primeiro semestre de 2019, as Sessões de Leitura Simultânea, supervisionadas pela Secretaria de Educação. O Projeto, que tem como objetivo estimular a prática de leitura entre os estudantes, é direcionado às turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Nesta semana, as Escolas que realizaram a leitura foram EM. Mato Dentro, Prof.ª Laraine de Cássia Aguiar, Prof.ª Neuza Maria Bertoncello, Prof.ª Malviane de Cássia Aguair, Jovelino dos Santos, Thereza Cristina Whitaker, Olga Barbieri, Prof.ª Silvia Helena Garcia.
Durante as atividades, os professores escolhem uma história ou conto, devidamente adequado para a faixa etária, e preparam a leitura da obra dentro das salas ou até mesmo no pátio das escolas. Os alunos, além de interagirem com os professores durante a narrativa, também têm total liberdade para escolher quais livros irão acompanhar.
Para a Assistente Técnico Pedagógica, Prof.ª Cidinha Custódio, integrar diferentes turmas contribui positivamente à experiência do projeto. “O projeto de Sessões de Leitura Simultânea permite que alunos de diferentes séries acompanhem juntos a mesma história. Isso proporciona um debate de experiências e pontos de vista que auxiliam no desenvolvimento do senso crítico de cada um deles”.
A Secretária de Educação, Prof.ª Rita Sarti Benatti, destaca a importância deste projeto, uma vez que incentiva o hábito da leitura. “Para estimular esse hábito entre os jovens é fundamental que eles não vejam a leitura como uma obrigação. Sendo assim, disponibilizar histórias dos mais variados gêneros e permitir que os alunos escolham qual desejam ouvir é a melhor forma de incentivar essa prática”.