A Vigilância Epidemiológica de Mairinque atualizou, nesta semana, os dados de imunização da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), realizada desde o início do mês de abril nos Postos de Saúde do município e que se encerra no próximo dia 31. Os idosos foram os que mais buscaram o atendimento dentro do período, sendo imunizados 93% desse grupo de risco.
Ainda dentro dos grupos prioritários, 85% dos professores, 77% de mulheres em resguardo (puérperas), 73% das gestantes, 70% de crianças, 64% das pessoas com alguma comorbidade e 48% dos profissionais de saúde foram vacinados. Somados aos idosos, esses valores são condizentes a 76% da população que a Vigilância Epidemiológica pretende imunizar.
O Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta que mesmo com os grupos quase 100% imunizados, as pessoas não devem deixar de buscar a vacina. “A forma eficaz de diminuir a circulação do vírus na cidade é a vacinação, por isso é importante que todos aqueles que compõem os grupos de risco façam a sua parte. A vacina está sendo distribuída gratuitamente em todas as unidades básicas do município”.
Em 2019, os grupos determinados como alvo principal da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) são: crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, professores da rede pública e privada, profissionais de saúde da rede pública e privada, portadores de doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de Diabetes Tipo I e II, Obesos, Transplantados, Imunossupressores e portadores de Trissomias.
Todos os Postos de Saúde de Mairinque possuem doses para aplicação, atendendo das 7h às 16h durante a semana. A Vigilância Epidemiológica de Mairinque está localizada à Avenida 27 de Outubro, nº 149, Vila Sorocabana. Para mais informações, entre em contato (11) 4708-3574.