Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Prof.ª Sarah Mazzeo Alves assistiram, na terça-feira (14), ao espetáculo “Caipira” realizado pela “Companhia BuZum!” dentro do ônibus utilizado para as apresentações teatrais do grupo. A peça presta homenagem às figuras folclóricas brasileiras e possui patrocínio do Instituto CCR Via Oeste, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Contada por fantoches, a narrativa fala sobre um casal e sua filha que moram num pequeno sítio e criam alguns animais. O clima de paz é quebrado quando novos vizinhos chegam à região e começam a construir uma fábrica, afetando a fauna e flora local. A família, por sua vez, tenta conversar com eles para que escolham outro lugar, longe da mata, mas são ignorados.
Ao decorrer da apresentação, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda aos “seres encantados” e convoca algumas figuras do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Curupira e o Lobisomem para salvarem a floresta da destruição.
O “Projeto BuZum!” nasceu em 2010 e é fruto de uma vontade conjunta dos artistas Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez em levar o teatro de bonecos para crianças e adolescentes do país. Para isso, eles têm um ônibus totalmente adaptado para as apresentações, que parte sempre em busca do público.
De acordo com o Diretor da Instituição de Ensino, Zacarias Júnior, projetos que levam à cultura para dentro das escolas são de extrema relevância aos estudantes. “As apresentações são importantes para os alunos, pois são através delas que muitas crianças têm o primeiro contato com o universo teatral. A mensagem de conscientização e o material pedagógico passados pelo Projeto também são fundamentais para a construção de cidadãos mais engajados com a educação ambiental” afirma.