A Prefeitura de Mairinque, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou no início do mês de junho a “Semana do Meio Ambiente”. O objetivo desta ação é promover a conscientização sobre a prevenção da degradação do meio ambiente e a importância do respeito pela fauna e flora.
O evento foi realizado ao redor do município com diversas ações. Na Praça das Bandeiras e Paço Municipal, foi realizado a doação de mudas ao público, além de apresentações sobre o combate a caça, mudanças climáticas e arboviroses.
Na terça-feira, 04 de junho, os assistidos da APAE visitaram a praça e tiveram a chance de fazer atividades e brincadeiras educativas referentes ao meio ambiente, além de plantar uma árvore na praça.
Ao longo da semana, o Departamento de Meio Ambiente em parceria com outros colaboradores realizou atividades nas escolas municipais e estaduais oferecendo palestras e prestigiando as ações dos alunos das escolas.
Na manhã de quarta-feira, 05 de junho, conhecido como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, os alunos da escola Emilia Borges, no Jd. Granada, realizaram apresentações sobre sustentabilidade do meio ambiente, ensinando outros a fazerem um vaso de planta autoirrigável, além de apresentar um poema conscientizador sobre desmatamento. Os alunos receberão uma homenagem do Departamento de Meio Ambiente, onde foi lhes dado um certificado de participação da Semana do Meio Ambiente.
No mesmo dia, o Secretário de Segurança Pública e veterinário, Rodrigo Rabello, realizou uma palestra sobre tráfico de animais e cuidados veterinários que se tem com animais silvestres, selvagens e exóticos. Ainda ocorreu uma palestra na escola estadual Altina Júlia, no Centro, ministrada pelo coordenador do Núcleo da Floresta de São Roque, Rafael Mana, sobre os cuidados e proteção com animais silvestres.
Na quinta-feira, 06 de junho, a escola estadual Lellis Ito, no Jd. Cruzeiro, também foi contemplada com uma palestra sobre tráfico de animais, focando na parte legislativa. A mesma também foi ministrada pelo Secretário Rodrigo Rabello.