Sábado, dia 15 de junho, foi realizada pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura, a eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais — CMPC, finalizando a 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 8 de junho.
As regiões norte, leste, centro oeste e sul apresentaram candidatos únicos, respectivamente: Jorge Antônio Derosa Junior, Maria Elenice Ribeiro de Aquino Moraes, Taís Dantas dos Santos, Carlos Alberto Prado Perez e Daniela Hammer Martins. Fechando o Conselho de Cultura, de modo a ficar paritário, o executivo nomeou colaboradores para representar a Prefeitura.
O Conselho começará o debate em torno do Plano Municipal de Cultura e, também, auxiliará na construção de propostas para os editais municipais. O CMPC é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura.
A alteração da Lei 3251/2015 proposta pelo executivo, votada e aprovada por unanimidade no dia 11 de junho 2024, que o tornou, além de consultivo e normativo também deliberativo, foi uma demanda antiga e fundamental dos artistas mairinquenses, para a cidade estar, agora, totalmente adequada ao Sistema Nacional de Cultura, podendo assim receber os recursos federais.
Outra demanda da classe atendida pelo executivo, foi a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura — FMC, através do Decreto n.º 7295 de 22 de maio de 2024. Esse é outro pilar do SMC. Sem a regularização essa situação, não estaríamos aptos a receber verbas do governo federal.
As ações do executivo nessas últimas semanas, certamente, farão a cidade dar um salto de qualidade não somente na área cultural, mas, atividades relacionadas com o comércio, a educação, o meio ambiente e até mesmo a saúde, tendem a ser beneficiadas uma vez que a cultura se expressa em toda vivência da comunidade.