O Departamento de Meio Ambiente realizou uma palestra sobre o desmatamento na Mata Atlântica e a importância das abelhas durante a II Feira de Ciências e Inovações da Escola Estadual Professora Maria de Oliveira Lellis Ito. O evento, realizado pelos próprios estudantes da instituição, contou com a visita das Escolas Municipais Prof.ª Maria Ignês Blanco de Abreu e Prof. Educador Paulo Freire.
A atividade foi ministrada pelo servidor do Departamento Sérgio Fernandes Junior, que abordou a importância das abelhas na polinização das plantas e como a ameaça de extinção desses insetos tem preocupado pesquisadores e ambientalistas. Além disso, Sérgio explicou que esse problema pode gerar uma reação em cadeia, comprometendo, inclusive, os recursos hídricos.
“O principal vilão desses insetos são os agrotóxicos, a produção e venda de mel e as baixas temperaturas presentes no inverno. Comprar ou plantar alimentos orgânicos são boas opções para auxiliar em uma mudança neste cenário”, comenta.
Outro assunto abordado foi a preservação da Mata Atlântica que, originalmente, cobria uma área superior a 1 milhão km² distribuída ao longo de 17 estados brasileiros e após passar por intenso desmatamento, hoje conta com menos de 20% da cobertura vegetal original.
Para o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Rene Leonel, de 17 anos, abordar esse tema é necessário para a construção de uma consciência coletiva. “Essa palestra foi muito importante, pois, muitas das vezes, nós não temos a consciência de que as abelhas e Mata Atlântica são tão fundamentais para o nosso dia a dia”.