03 ABR 2024
Autismo: Compreendendo e Apoiando Nossas Crianças
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento da criança. Embora as causas exatas do autismo ainda sejam desconhecidas, sabe-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais pode desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.

Impactos no Dia a Dia:
Para crianças com autismo e suas famílias, o dia a dia pode ser desafiador. Dificuldades na comunicação verbal e não verbal, rigidez comportamental e sensibilidade sensorial podem tornar atividades cotidianas, como ir à escola ou participar de eventos sociais, mais difíceis.

As Causas por Trás do Autismo:
Embora não haja uma causa única para o autismo, estudos sugerem que fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos desempenham um papel. Exposição a toxinas durante a gravidez, complicações durante o parto e idade avançada dos pais podem aumentar o risco de desenvolvimento do autismo.

Sinais de Autismo:
Os sinais de autismo podem variar amplamente de criança para criança, mas alguns sinais comuns incluem a falta de contato visual, dificuldades na linguagem verbal e não verbal, comportamentos repetitivos e interesses restritos. É importante observar esses sinais precocemente e buscar avaliação profissional se houver preocupações.

Fatores de Risco:
Além dos fatores genéticos, outros fatores de risco para o autismo incluem histórico familiar da condição, complicações durante a gravidez ou parto, idade avançada dos pais e exposição a toxinas ambientais.

Na Prefeitura de Mairinque, estamos comprometidos em apoiar crianças com autismo e suas famílias. Oferecemos serviços de saúde e educação especializados, além de promover a conscientização e a inclusão em nossa comunidade. Junte-se a nós nesse esforço para tornar Mairinque um lugar acolhedor e inclusivo para todas as crianças.