A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimentos domiciliares ao redor do município por meio da equipe do EMAD. Esses atendimentos são chamados fazem parte do programa “Atenção Domiciliar”.
Este programa se trata de uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio.
Os usuários que podem ser atendidos pelo EMAD são:
- Pacientes de alta complexidade de cuidados;
- Pacientes com dificuldade ou impossibilidade de locomoção;
- Pacientes que utilizam algum dispositivo como drenos e sondas;
- Pacientes debilitados após alta hospitalar, para orientação da equipe e evitar novas internações.
Existem, também, que não se encaixam no programa, sendo eles:
- Pacientes que possuam problemas de saúde controlados;
- Pacientes que consigam se locomover para frequentar uma UBS;
- Pacientes de baixa complexidade;
- Pacientes que não usam dispositivos.
Os pacientes que não se encaixam no programa podem e devem ser atendidos normalmente em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Os serviços oferecidos pelo EMAD são diversos, como o suporte clínico e terapêutico, reabilitação, cuidados paliativos, cuidados de enfermagem, coleta de exames e visitas periódicas da equipe, conforme o quadro do paciente.
Importante destacar que só serão atendidos pacientes já inseridos no programa. Para fazer parte, o paciente deve estar cadastrado no programa após uma triagem e indicação da Unidade Básica de referência do paciente, podendo assim ser aceito ou após análise dos critérios.
A Secretaria de Saúde ainda informa que o EMAD não atua em casos de emergência. Sempre que for necessário, acione o SAMU ou se dirija ao Pronto Atendimento. O EMAD atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, entre em contato via WhatsApp: (11) 93948-8529.