Ação integrada e monitoramento por câmeras ajudam a identificar envolvidos na Vila Sorocabana
Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e o COI – Central de Operações Integradas de Mairinque gerenciada pela Guarda Civil Municipal – resultou na identificação e detenção de dois suspeitos envolvidos em uma tentativa de assalto na Vila Sorocabana. O trabalho integrado reforça o uso da tecnologia e do videomonitoramento como ferramentas essenciais para a segurança pública no município.
A ocorrência teve início quando equipes em patrulhamento pela Avenida Francisco de Paula Mairinque encontraram a equipe Beta Mairinque prestando socorro à vítima, um senhor, que havia sofrido uma tentativa de roubo.
Segundo as informações colhidas no local, quatro indivíduos abordaram a vítima na tentativa de levar seu veículo, um Onix vermelho. Houve luta corporal, e o senhor conseguiu frustrar o assalto. Na fuga, os autores deixaram para trás uma bolsa de couro preta.
Dentro da bolsa abandonada, os policiais encontraram 10 eppendorfs de cocaína (14g), 14 porções de crack (11,3g) e uma porção de maconha (2,5g), evidenciando possível ligação dos envolvidos com o tráfico de drogas.
A vítima foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal, onde recebeu atendimento do médico, que constatou a necessidade de sutura na perna direita. Ele permaneceu em observação.
Com apoio das imagens e informações fornecidas pelo COI, as equipes iniciaram patrulhamento intensivo na região e conseguiram localizar dois dos quatro suspeitos, posteriormente conduzidos ao atendimento médico e, na sequência, à Delegacia de Polícia. O Boletim de Ocorrência foi registrado, classificando o caso como roubo, ato infracional de roubo e apreensão de objetos.
Durante a oitiva, os adolescentes envolvidos relataram à autoridade policial que estavam em uma adega acompanhados de amigas e, posteriormente, seguiram até a Praça Kiko e Chico, onde se juntaram aos outros dois suspeitos. Segundo declararam, presenciaram os comparsas agredindo a vítima e tentando roubar o veículo. Sendo menores de idade, ambos foram acompanhados pelo Conselho Tutelar.
A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Segurança Pública destaca que o apoio do COI foi fundamental para a rápida identificação dos suspeitos e reforça a importância da integração entre tecnologia, inteligência e policiamento ostensivo para garantir a segurança da população.